« Home | Anos 50... » | A Amada de Salomão (Tadinha) » | Convite ao 'Ajuntamento' » | G-Now! » | Umas Fotos Nossas » | Umas Palavras da Sara » | É incrível quando olhamos ao redor e nos apercebem... » | Posso engraxar?? » | Fotos parte II » | Ó pra eles tão giros! » 

20.6.06 

Em Que Mundo Virtual Vives?

"Entro apressada e com muita fome na pastelaria. Escolho uma mesa suficientemente afastada do movimento, pois quero aproveitar a hora do almoço para comer e mandar um e-mail urgente para meu chefe. Peço uma dose de batatas fritas, uma sandes de carne e um sumo de laranja. De repente, apanho um susto com aquela voz baixinha atrás de mim:
- Dona, dê-me alguma coisita...
- Não tenho nada, menino.
- Só uma moedinha para comprar um pão.
- Vá lá, compro-te uma sandes.
A minha caixa de entrada está lotada de e-mails. Fico distraída vendo as poesias, as formatações lindas. Ah! Esta música leva-me a Londres.
- Dona, peça para pôr manteiga e queijo também.
Percebo que o menino tinha ficado ali.
- Ok. Vou pedir, mas depois tens que me deixar trabalhar, estou mesmo muito ocupada.
A minha refeição chega e com ela meu constrangimento. Faço o pedido para o miúdo e o empregado pergunta-me se quero que o mande embora.
Os meus resquícios de consciência impedem-me de responder logo. Digo que está tudo bem:
- Deixe-o ficar. Traga-lhe o que pedi.
- Dona, você tem Internet?
- Tenho. É essencial no mundo de hoje.
- O que é Internet?
- É um sítio no computador, onde podemos ver e ouvir muitas coisas: notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar. Há de tudo num mundo virtual.
- E o que é 'virtual'?
Procuro dar uma explicação simplificada, na certeza que ele pouco vai entender e vai deixar-me comer a minha deliciosa refeição, sem culpas.
- Bem, virtual é um local que imaginamos, algo que não podemos agarrar a sério, nem tocar. É lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer. Criamos nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como queríamos que ele fosse.
- Uau! Adoro!
- Mas entendeste o que quer dizer virtual?
- Sim, eu também vivo neste mundo virtual.
- A sério? Tens um computador?
- Não, mas o meu mundo também é assim... virtual. A minha mãe trabalha fora todo o dia, só chega muito tarde, quase não a vejo. Eu fico a tomar conta do meu irmão mais novo que chora de fome e eu dou-lhe água para ele imaginar que é sopa. A minha irmã mais velha sai também até tarde, diz que vai vender o corpo, mas não percebo bem, porque ela volta sempre com o corpo todo. O meu pai está na cadeia há muito tempo... Mas eu imagino sempre a nossa família toda junta em casa, muita comida, muitos brinquedos, prendas no Natal e eu a ir à escola para ser médico um dia... Isso é virtual, não é dona?
Fechei o meu portátil, não antes que lágrimas caíssem sobre o teclado.
Ali, naquele instante, tive a maior prova do virtualismo insensato que vivemos todos os dias, enquanto a realidade cruel nos rodeia de verdade e não percebemos!
FAZ A TUA PARTE. NÃO VIVAS NUM MUNDO VIRTUAL, MAS SIM NUM MUNDO NATURAL EM QUE TU ÉS O PARTICIPANTE QUE FAZ A DIFERENÇA!"
Autor desconhecido

What a great site
» » »

O texto mundo virtual que está no seu site é uma crônica de minha autoria.Esta crônica consta de meu livro preTextos, editora all print.Registrada na biblioteca nacional desde junho de 2003,circula na net com autoria desconhecida.Sei que você não tem culpa ou responsabilidade.Peço um favor.

Ela está em 12 sites desde março de 2004, em 2 livros impressos no papel ( Razão e PreTextos), no meu e-book Eu & a net, tem versão em pps, tem publicação em 4 revistas reais.Isto é um desabafo, pois continua vagando na net com autoria desconhecida, e tendo o título adulterado ( o título mais famoso que inventaram é este Mundo Virtual).Utopia minha, mas sempre sonharei com um mundo mais justo, onde filhos possuem pais e prosas & poesias... Autorias.
Obrigada a quem divulgar, agradeço antecipadamente a você se a colocar agora com o nome correto.Em meu site oficial você a encontra.. na integra..
Um abraço e feliz natal
Rosa Pena

esse texto é de minha autoria.. ROSA PENA.. O TEXTO CORRETO ESTÁ EM: http://www.rosapena.com/visualizar.php?idt=30863

Esse texto se chama: Isto é virtual? de minha autoria Rosa Pena. Solocito a gentileza de colocar minha autoria. Um grande abraço .PAZ E BEM... Meu site é www.rosapena.com / lá poderá averiguar a veracidade de minha informação.

O texto mundo virtual que está no seu site é uma crônica de minha autoria.Esta crônica consta de meu livro preTextos, editora all print. O TÍTULO É : ISTO É VIRTUAL? DE ROSA PENA. Registrada na biblioteca nacional desde junho de 2003,circula na net com autoria desconhecida.Sei que você não tem culpa ou responsabilidade.Peço um favor.

Ela está em 12 sites desde março de 2004, em 2 livros impressos no papel ( Razão e PreTextos), no meu e-book Eu & a net, tem versão em pps, tem publicação em 4 revistas reais.Isto é um desabafo, pois continua vagando na net com autoria desconhecida, e tendo o título adulterado ( o título mais famoso que inventaram é este Mundo Virtual).Utopia minha, mas sempre sonharei com um mundo mais justo, onde filhos possuem pais e prosas & poesias... Autorias.
Obrigada a quem divulgar, agradeço antecipadamente a você se a colocar agora com o nome correto.Em meu site oficial você a encontra.. na integra..
Um abraço
Rosa Pena

Enviar um comentário